Questões sobre Hypertexto

Será o hipertexto um novo espaço da escrita?

O hypertexto é constantemente atualizado acompanhando os recursos tecnológicos que evoluem. Teoricamente ele sempre será um novo espaço de escrita, pois a cada nova tecnologia criada são fornecidas novas maneiras de se comunicar e interagir. Como antes que era possível apenas escrever, hoje já é possível (e até mesmo comum) se comunicar por vídeos.

Quais são os desafios dessa nova forma de escrever?

Além de compreender e aceitar a tecnologia que sempre evolui será difícil perceber e acompanhar como ela está sendo usada ou até mesmo requerida pelos usuários que buscam informação (de qualquer tipo). Se antes era produzido conteúdo apenas para computadores pessoais, por exemplo, hoje já se produz informações que vão direto para as mãos do leitor pelos smartphones.

Em que medida o hipertexto afeta os papéis de autor e leitor?

O autor terá que fornecer recursos para "linkar" o leitor a vários outros conteúdos. Desta forma ele deve realizar pesquisas e conhecer bem o que irá escrever e fornecer. Para o leitor o desafio será concatenar o texto original a todas os outros conteúdos fornecidos e manter uma linha de raciocínio para compreender a ideia do autor.

Qual o futuro do texto tradicional em relação ao hipertexto?

O texto tradicional tende a ser uma face da rede de nós gerada pelos hiperlinks. Ele vai passar a ser um dos pontos pelo qual o usuário passa para adquirir uma informação. O texto tradicional será parte do hypertexto visto pelo leitor ao busca informação e, de certa forma, estará vinculado numa tecnologia diferente da qual foi criado.

Publicado - por Erick Borges.

Marketing de Conteúdo